As três vias de perfeição humana

As três vias espirituais: Do esforço humano à união com Deus

As três vias de perfeição de um homem, em seu composto corpo e alma, em resumo, são: via purgativa, via iluminativa e via unitiva.

Em outras palavras, primeiro jogam-se fora os vícios, em seguida adquirem-se virtudes e, por fim, a alma une-se a Deus.

As três vias de perfeição humana, a via purgativa

Via purgativa: Faxina da alma

A tarefa mais árdua é a primeira porque requer esforços físicos: é a faxina de casa. Nosso Senhor disse que na casa de meu Pai há muitas moradas, porém para ser uma habitação digna da morada da Trindade, a alma deve fazer uma limpeza geral.

A casa – que é a alma – está suja, ou seja, repleta de vícios que demandam limpeza. E não basta passar uma vassoura e paninho nos móveis e pronto. É preciso tirar a sujeira grudada no piso, azulejos e objetos, com material de limpeza pesada! No plano espiritual, é a mortificação dos cinco sentidos, o primeiro passo das virtudes.

Aliado ao trabalho braçal, sempre deve-se pedir a ajuda de Deus pelo caminho da oração: é a fonte da energia que move o homem; o primeiro princípio, Deus, que age pelas graças e tem livre trânsito pela cooperação humana.

As graças são o combustível da alma, que movem o corpo a agir conforme a determinação da vontade de Deus.

Para piorar a situação, transitam pela casa animais indesejáveis, pessoas e objetos que nos deixam constantemente em contato com o bulício do mundo.

Aqui, ou a alma se desapega de tudo que a encarcera, ou todo trabalho será em vão. É como andar em círculos e não partir para outros caminhos.

Textos bíblicos de via purgativa extraídos da Bíblia de Jerusalém

Mateus 4,17 – “Desde então começou Jesus a proclamar: ‘Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo.’”

João 14,1-3: “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar, e quando eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também.”

Efésios 4,22-24: “Despojai-vos do homem velho, com o seu modo de viver anterior, corrompido por desejos enganadores, e renovai-vos no espírito da vossa mente, e revesti-vos do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade.”

1 Coríntios 6,12-20: “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas não me deixarei escravizar por coisa alguma. “Os alimentos são para o ventre e o ventre para os alimentos, e Deus destruirá aqueles e este. Mas o corpo não é para a fornicação e, sim, para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Ora, Deus, que ressuscitou o Senhor, ressuscitará também a nós pelo seu poder. “Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei então os membros de Cristo para fazê-los membros de uma prostituta? Por certo, não! Não sabeis que aquele que se une a uma prostituta constitui com ela um só corpo? Pois está dito: Serão dois em uma só carne. Ao contrário, aquele que se une ao Senhor, constitui com ele um só espírito. Fugi da fornicação. Todo outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo; aquele, porém, que se entrega à fornicação peca contra o próprio corpo! Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebestes de Deus? … e que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate: glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo.

Via iluminativa: Imitar Cristo

Via iluminativa: Imitar Cristo

Se a alma mantiver seu propósito de seguir as Leis de Deus, prossegue em sua caminhada, agora praticando o aspecto positivo das virtudes: a imitação de Cristo.

Aqui, a fonte de ensinamento são os Evangelhos ou boas novas, as virtudes que provêm diretamente da fonte, Jesus Cristo. Em essência é o Sermão da Montanha, a prática daquilo que agrada o Pai.

Repare que após os ensinamentos divinos há muitas queixas do homem – expressas pelos judeus – porque agora a faxina requer mais que a limpeza de sua própria casa ou alma: precisa se manifestar nas atitudes com o próximo.

É o meu agir socialmente, fazendo justiça, mas do ponto de vista divino: é dar a cada um o que lhe é devido, mas na linha de amar o próximo, mesmo que seja o seu inimigo, afinal todo cristão é um dos membros do corpo de Cristo, a cabeça do corpo místico.

É o famoso ‘engolir sapos’, aguentar críticas, ofensas e desonras, tudo pelo bem maior da Palavra. Foi o que os apóstolos fizeram após Pentecostes, aceitando com júbilo os martírios pela perseguição nas obras do Espírito Santo.

Lembre-se sempre que em todos os estágios de desenvolvimento espiritual, a humildade é a base de tudo. E tudo que é bom provém exclusivamente de Deus. O homem apenas coopera com a graça, carimbando aquilo que procede da essência divina. É somente uma anuência humana ao beneplácito divino.

Textos bíblicos de via iluminativa extraídos da Bíblia de Jerusalém

Sermão da Montanha: Mateus capítulos 5,6 e 7.

Mateus 11,29: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.”

1 Coríntios 11,1: “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.”

Efésios 5,1-2: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados, e vivei no amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferenda e sacrifício de suave odor a Deus.”

Filipenses 2,5-8: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus: Ele, existindo em condição divina, não se prevaleceu de ser igual a Deus,
mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo reconhecido em figura humana, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”

As três vias de perfeição humana, a Via unitiva

Via unitiva: Já não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim

É o prelúdio do trabalho no fim dos tempos. Os ceifadores separarão o joio do trigo, este mantido no celeiro, e aquele atado a feixes e queimado num fogo inextinguível.

Aqui, a alma humana e Deus estão tão unidas que são uma só. É a virtude das virtudes, a forma de todas elas, a caridade.

A alma tem fé? Sim, ela crê no Deus uno e trino, porém mais.. A alma tem esperança de vida eterna? Sim, porém tem sede de Deus, contrário à samaritana que tirava água da fonte de Jacó. É o ornamento de todas as virtudes, unidas e levadas à plenitude pela caridade, o amor divino.

Por fim, a perfeição é expressa no hino à caridade, da Epístola de São Paulo aos Coríntios 13, 1-13: Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e as dos anjos, se eu não tivesse a caridade, seria como um bronze que soa ou como um címbalo que tine. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, ainda que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse a caridade, eu nada seria. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse a caridade, isso nada me adiantaria. A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais passará. Quanto às profecias, desaparecerão. Quanto às línguas, cessarão. Quanto à ciência, também desaparecerá. Pois o nosso conhecimento é limitado, e limitada é a nossa profecia. Mas, quando vier a perfeição, o que é limitado desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei homem, fiz desaparecer o que era próprio da criança. Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas, depois, veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas, depois, conhecerei como sou conhecido. Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade.

Textos bíblicos de via unitiva extraídos da Bíblia de Jerusalém

Mateus 13,24-30: Propôs-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a granar, apareceu também o joio. Os servos do proprietário foram procurá-lo e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Como então está cheio de joio?’ Ao que este respondeu: ‘Um inimigo é que fez isso’. Os servos perguntaram-lhe: ‘Queres, então, que vamos arrancá-lo?’ Ele respondeu: ‘Não, para não acontecer que, ao arrancar o joio, com ele arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado; quanto ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’”.

Mateus 13,36-43: Então, deixando as multidões, entrou em casa. E os discípulos chegaram-se a ele, pedindo-lhe: “Explica-nos a parábola do joio no campo”. Ele respondeu: “O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno. O inimigo que o semeou é o Diabo. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. Da mesma forma que se junta o joio e se queima no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do Homem enviará seus anjos e eles apanharão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha ardente. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. O que tem ouvidos, ouça!”

João 15,5: “Eu sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.”

João 15,15: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas eu vos chamei amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.”

João 17,21: “Para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.”

Gálatas 2,20: “Sou crucificado com Cristo; vivo, contudo, já não eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”

As três vias espirituais

Referências

Deixe um comentário

Deixe o seu comentário